“Feira Grande de Janeiro”: tradição volta a ser cumprida

2019/01/14

Passaram-se os tempos de pedir namoro em verso, mas os alunos das escolas do concelho, todos os anos, recriam a tradição de decorar e «transformar» modestas colheres de pau em pequenas obras de arte com missivas amorosas.

A tradição da “Feira dos Vinte” ou "Feira Grande de Janeiro" volta à Praça de São João, no dia 18 de janeiro, das 10h às 16h. Para além da participação ativa dos alunos do concelho de Vila do Conde, este ano, a iniciativa é alargada à população sénior e ao comércio local.

A Câmara Municipal lançou o desafio aos utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social a participar através da decoração de colheres de pau e criação de quadras amorosas. Aos comerciantes, com a colaboração da Associação Comercial de Vila do Conde, foi deixado o repto para que decorem as suas montras com colheres de pau e quadras alusivas à temática.

No decorrer da Feira, a venda das Colheres de Pau estará a cargo dos estudantes da Escola EB 2/3 Frei João de Vila do Conde, não faltando um Mercado de Produtos da época dinamizado pela Associação Velha Lamparina e animação pela Escola Profissional de Vila do Conde e por um grupo musical.

Este evento retrata uma feira secular de grande tradição que, conjuntamente com a feira de 3 de agosto, constituíam as duas feiras francas de Vila do Conde. O dia 20 de janeiro constituía um dia especialmente festivo para a cidade, já que era ponto de encontro dos homens de negócios, enquanto os seus filhos aproveitavam a possibilidade de um namoro e, quem sabe, de um casamento. Por tal facto, esta feira também ficou conhecida por "Feira dos Namorados".

Exposição de Colheres de Pau no Centro de Memória

A partir da próxima quinta-feira e até 17 de janeiro, os milhares de colheres de pau, decoradas pelos alunos das escolas e pelos utentes de Instituições de Solidariedade Social do concelho de Vila do Conde, poderão ser apreciadas no Centro de Memória.

Escolas participantes
Escola Secundária José Régio
Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches
Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde