Centro de Memória assinala 10 anos

2018/12/14

Há precisamente 10 anos atrás, Vila do Conde passou a dispor de um espaço de excelência dedicado à arte, à história e à cultura: o Centro de Memória.

Desde então, este equipamento cultural assumiu como principal missão potenciar interesse do público diversificado, e da comunidade educativa em particular, pela história e pelo património do concelho, assim como pelas diferentes formas de manifestações artísticas, como pintura, escultura, fotografia, vídeo, teatro ou performances.

Localizado no antigo Solar de S. Sebastião, o Centro de Memória resultou da requalificação desse edifício, assim como da criação de dois novos corpos, duplicando, desta forma, a área inicial, num projeto da autoria do Arq. Manuel Maia Gomes.

Juntando as valências do Arquivo Municipal, Gabinete de Arqueologia, Núcleo Central do Museu de Vila do Conde e, mais recentemente, da Galeria Julio / Centro de Estudos Julio Saúl Dias, o Centro de Memória apresenta-se como um equipamento cultural de referência, destinado à fruição, cultura e lazer.

Ao longo destes 10 anos acolheu exposições individuais e coletivas de nomes de referência, nacional e internacional, como Júlio Pomar, Manuel de Oliveira, Ângelo de Souza, Paula Rego, Sonia e Robert Delaunay, Jorge Molder, Helena Almeida, entre outros, a par de reconhecidos artistas vilacondenses, como Isabel Lhano, Jorge Curval, Filipe Marques ou Helder Sanhudo, para além do apoio a artistas mais jovens.

No âmbito da sua programação, é também de relevar o estabelecimento de parcerias com a Fundação de Serralves, Fundação Portugal Telecom e Fundação Calouste Gulbenkian, a que se juntam as realizadas com a Cooperativa Curtas Metragens, Circular Associação Cultural, Lafontana-Formas Animadas, Nuvem Voadora Associação Cultural, Grupo de Teatro Camaleões de Alma e outras associações culturais.

Paralelamente às exposições de arte contemporânea, da Galeria Julio, e da exposição permanente “Tempo e Território”, sobre a história do nosso concelho, o Centro de Memória tem vindo a desenvolver um trabalho de formação de públicos mais jovens, através do seu serviço educativo, potenciando atividades para os mais pequenos, com atividades lúdicas nas férias escolares, a realização de festas de aniversário temáticas, entre outros eventos.

Merece ainda destaque a realização do seu grande evento anual, “Memórias no Centro da Festa”, que vai de encontro ao seu público de referência, através de uma oferta cultural diversificada e inovadora.

Na passagem do seu 10º aniversário, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, juntou-se aos colaboradores que ali trabalham, para que, em conjunto, pudessem assinalar a data e deixou uma mensagem de incentivo no sentido de se prosseguir a missão em prol de um projeto cultural que orgulha e enriquece Vila do Conde.