Câmara Municipal melhora identificação do património

2018/12/14

A Câmara Municipal de Vila do Conde, através do Gabinete de Arqueologia Municipal, está a proceder à instalação de painéis de identificação de elementos patrimoniais relevantes do concelho de Vila do Conde.
Nesta fase foram instalados painéis em todos os monumentos classificados, bem como em equipamentos que possuem uma forte ligação ao património cultural, nomeadamente museus e casas de escritores. Esta iniciativa estendeu-se também às freguesias, onde foram colocados painéis na Azenha Quinhentista, na Casa da Praça, na Igreja de S. Francisco e na Igreja Matriz (Azurara), na Ponte de S. Miguel de Arcos (Arcos), na Cividade de Bagunte (Bagunte), na Quinta de Cavaleiros (Outeiro Maior), na Ponte D. Zameiro (Macieira da Maia), na igreja Românica de Rio Mau (Rio Mau), na Capela de Nossa Senhora da Graça e no Mosteiro da Junqueira (Junqueira) e no Mosteiro de Vairão (Vairão).
Os painéis colocados assumem três tipologias distintas, podendo ser de uma só face, duplos, ou triangulares, dependendo da quantidade de informação que se pretende transmitir num mesmo local. As placas informativas são bilingues, em português e inglês, possuem títulos traduzidos para braille, uma imagem e qr codes que permitem estabelecer ligação ao site do município e à app da TOMI Go Vila do Conde. Adicionalmente, as placas possuem numeração de forma a permitir que as mesmas sejam usadas para dar apoio a eventos desportivos, nomeadamente os relacionados com a orientação.
Foram ainda instalados três painéis para a disponibilização de mapa.
O objetivo desta iniciativa insere-se numa estratégia de desenvolvimento do território concelhio, assente na valorização do seu legado patrimonial e criando sinergias para a sua valorização enquanto recurso turístico. Deste modo será possível aumentar a visibilidade destes locais de valor excecional. A execução deste projeto ocorre num momento em que o concelho de Vila do Conde assiste a um aumento de procura turística, que tem como expressão mais recente a concessão do Mosteiro de Santa Clara para ser convertido em hotel.