Tampinhas rendem 24.400 euros para material ortopédico

2018/12/10

A 13ª fase da Operação Tampinhas, que decorreu de janeiro a dezembro de 2017, acumulou um total de 46 toneladas, no valor de 24.400 euros de receita, tendo sido contempladas 50 entidades (individuais/coletivas) e entregues 98 equipamentos ortopédicos. O produto da venda das tampinhas reverte integralmente a favor da compra de material/equipamento ortopédico e similar para doação a instituições e particulares.

Este resultado foi apresentado na sessão de entrega dos donativos intitulada “Um Gesto. Duas Causas”, referindo-se assim ao duplo objetivo desta campanha - a defesa do ambiente e a solidariedade, onde marcou presença a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde e Administradora, Dr.ª Lurdes Alves, assim como outros autarcas, administradores, dirigentes associativos, representantes e utentes de várias instituições, entre outros.

Nesta 13ª fase da Operação Tampinhas, do concelho de Vila do Conde, foram beneficiadas a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco e a Escola Secundária José Régio. As Instituições e as pessoas em nome individual foram selecionadas com base numa análise dos pedidos que foram chegando durante o período em que decorreu a 13ª fase, e tendo por base os critérios definidos nas Normas de Aplicação da Operação Tampinhas.

Esta iniciativa iniciou-se em abril de 2006 e no total das 13 fases já foram apoiadas 524 entidades e/ou pessoas em nome individual, distribuídos 1437 equipamentos, 346 dos quais cadeiras de rodas, 126 camas articuladas e 118 colchões tripartidos.

Com a Operação Tampinhas, a LIPOR e os seus Municípios associados pretendem incentivar a Sociedade Civil a separar tampas em plástico de embalagens e entregá-las separadamente na LIPOR ou nas Instalações de outras instituições associadas à campanha.