Aumento de novas empresas leva à diminuição do desemprego em Vila do Conde

2018/12/05

Tendo em conta os dados oficiais referentes às temáticas do Emprego / Desemprego, analisados pelo Grupo Marktest, Instituto Nacional de Estatística (INE), IEFP e Pordata, o desemprego surge com uma diminuição significativa no nosso Concelho.
Em 2017 a taxa de desemprego situou-se nos 5,9%, que é inferior à zona norte, cifrada em 7,6%, inferior também à Área Metropolitana do Porto, com 8,5%, e de todo o território português, sendo que, no corrente ano, foram analisados dados até outubro, que demonstram um aprofundamento desta tendência, apresentando uma taxa de desemprego de 4,7%.
Esta situação favorável, que se verifica em Vila do Conde, é justificada pela elevada taxa de constituição de novas empresas. De acordo com dados do INE, e até outubro de 2018, foram constituídas 258 (contra 92 encerradas), tratando-se de um saldo francamente positivo e verdadeiramente revelador da atratividade do tecido empresarial pelo nosso Concelho, mercê da privilegiada localização e das boas condições existentes.
Assinale-se que Vila do Conde ocupa a 35º posição em termos de número de desempregados, num ranking em que foram analisados os 308 municípios portugueses.

Fotografia de Marco Santos