Centro de Memória recebe exposição de Sonia Delaunay

2015/10/14

Será inaugurada no próximo sábado, dia 17, pelas 17h00 a exposição “Sonia Delaunay”, uma mostra de obra gráfica da artista proveniente da coleção de arte da Fundação Calouste Gulbenkian e que pretende celebrar o centenário da presença do mítico casal das artes contemporâneas em Vila do Conde.
São cerca de 30 gravuras de diferentes momentos da artista que nasceu na Ucrânia, cresceu na Rússia, estudou na Alemanha, mas que adotaria Paris, ponto nevrálgico da arte moderna, como a sua cidade de eleição. No seu percurso de vida havia de passar por Espanha e depois Portugal, onde Vila do Conde foi o local escolhido para o período que havia de classificar como “os melhores anos da minha vida, as férias grandes…”. Sonia, convencida que a arte tem o poder de operar alterações na sociedade, fez entrar a pintura e arte na vida quotidiana: moda, teatro, têxteis e criação de tecidos, tapeçaria, mobiliário, decoração de interiores, desenho e pintura, num verdadeiro desempenho de uma artista avant-garde.
Representados nas maiores coleções de arte e nos mais importantes museus do mundo Sonia e seu marido Robert Delaunay são nomes incontornáveis das vanguardas artísticas do século XX. Tendo iniciado o seu percurso com influências de Van Gogh e Gauguin, em trabalhos claramente figurativos, Sonia valorizava a silhueta e a vivacidade das cores, o que lhe criaria os fundamentos para uma obra baseada na predominância da cor. Com Robert, numa “sinfonia a quatro mãos” caminham para um percurso inovador, um projeto comum, com uma nova linguagem pictórica que passam pela valorização simultânea da lua, da cor, do movimento e na vivacidade de uma paleta repleta de cores puras e primárias que lhes valeria o epíteto de percursores do Orfismo. Ambos incluem figuração nas suas obras de efeito geral abstrato, mas encaminhando-se para a abstração pura.
Na exposição estará também patente o filme “As Simultâneas” de
Eduardo Brito e Rita Medinas Faustino, uma curta-metragem em que “a sobreposição de dois tempos origina um terceiro: entre Março de 1915 e inícios de 1917, Sonia e Robert Delaunay viveram em Vila do Conde, na Avenida Bento de Freitas, numa casa à qual chamaram La Simultanée. Imagens da vista das janelas dessa casa, numa manhã de Maio de 2015, sob a narração de uma colagem de textos de 1915 e de 1916 do jornal vilacondense República, de um testemunho de Sonia Delaunay sobre Vila do Conde e de um depoimento de Domingos Teixeira Coelho, actual habitante da casa, fazem aparecer um outro tempo. Um tempo imaginário, relacional e contraditório, mas nem por isso impossível”.
A par da inauguração da exposição será apresentada a publicação “Delaunay – Centenário da presença de Sonia e Robert Delaunay em Vila do Conde”, uma reedição da edição de 1999, aquando da homenagem a Sonia Delaunay, por ocasião dos 20 anos do seu falecimento.
No dia da inauguração é a entrada é livre
Mais informações: centro.memoria@cm-viladoconde.pt, tel: 252 617 506 / 252 248 400