Exposição 'Sonia Delaunay' no Centro de Memória

2015/10/13

O Centro de Memória inaugura no próximo sábado, às 17h, a exposição “Sonia Delaunay” com obra gráfica pertencente à Fundação Calouste Gulbenkian, acompanhada do lançamento da edição “Delaunay – centenário da presença de Sonia e Robert Delaunay em Vila do Conde”.

Trata-se de mais uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal no âmbito da comemoração da presença do mítico casal das artes contemporâneas em Vila do Conde, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e com a conceção artística da pintora Isabel Lhano.

Até novembro, será celebrado o período que Sonia classificou como “os melhores anos da minha vida, as férias grandes”, culminando com uma conferência intitulada “Simultaneidades: vida, obra e influência dos Delaunay na arte em Portugal”, a 14 de novembro, dia em que se assinalam 130 anos do nascimento de Sonia Delaunay.

Foi, em 1915, por sugestão de amigos artistas que vieram para o nosso país e foi pela mão de Eduardo Viana que vieram até Vila do Conde, onde era suposto ficarem um mês mas onde acabaram por ficar mais de um ano.

Instalaram-se no nº 7 da atual Avenida Bento de Freitas, que acedia diretamente à praia e ao mar, numa casa a que chamaram “La Simultanée” de onde se via, ao longe, o Mosteiro de Santa Clara e o Aqueduto. Apaixonaram-se por esta terra, onde o brilho e a luz os inspiravam e não os deixava parar de pintar.

Sonia haveria de sintetizar tudo isso na pintura mural “Étude pour Portugal”, um dos murais do Pavilhão dos Caminhos de Ferro da Exposição Internacional de Paris de 1937, tendo agora Vila do Conde retribuído o gesto, dedicando-lhes um mural urbano na rua com o seu nome, executado na fachada sul do Centro Escolar Bento de Freitas, por Manuel Martins e Arménio Torre.