105 anos da implantação da República em Vila do Conde

2015/10/05

A Câmara Municipal promoveu a comemoração da Implantação da República na Praça Vasco da Gama numa cerimónia em que participaram os alunos e professores da Academia de Música S. Pio X e Escola EB 1 dos Correios, tendo sido hasteada a Bandeira Nacional e entoado o Hino Nacional.

A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, considera que esta data é de grande significado para os portugueses, não obstante a decisão governamental de retirar da lista dos feriados nacionais, referindo, na sua intervenção, tratar-se de uma “homenagem justa àqueles que contribuíram para este facto marcante da nossa história.”

Logo a seguir à cerimónia, no Cemitério do Monte do Mosteiro, foi colocada uma coroa de flores em memória dos Republicanos falecidos.

A proclamação da República aconteceu na manhã do dia 5 de Outubro de 1910, resultado de um longo processo, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na população a vontade de mudar o regime. Os confrontos que envolveram civis e militares, de um lado e do outro, a partir do dia 3 de outubro, acabaram com a vitória do Partido Republicano.