Prato alentejano “Ratinho” nos Paços do Concelho

2015/10/01

Um prato “Ratinho” da coleção de cerâmica existente na Casa José Régio foi a peça selecionada para exposição nos Paços do Concelho, no âmbito da iniciativa “Peça do Mês”.

Este prato é da produção intitulada “Ratinho”, atribuída aos trabalhadores rurais beirões que migravam, sazonalmente, para o Alentejo na altura das grandes fainas e ceifas agrícolas e se designavam pela alcunha étnica de ratinhos. Segundo a tradição oral, levavam a louça consigo, trocando-a por outros objetos ou vendendo. Tal facto fez com que, também, ficassem conhecidos por “troca trapos”.

Os pratos “Ratinhos” são loiça vidrada originária de Coimbra, amplamente difundida e comerciada, pois era muito barata. As famílias mais modestas que não tinham estanhos ou cobres, decoravam as suas casas com estes pratinhos de loiça vidrada, garrida e popular, a qual era mimosamente colocada em bonitas estanheiras. Pela sua especificidade decorativa, este tipo de faiança ocupa uma posição particular no âmbito da cerâmica nacional.

Esta peça pode ser apreciada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nos Paços do Concelho.