Atividade física no Parque de Jogos por um coração saudável

2015/10/01

A Câmara Municipal, respondendo ao desafio lançado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, associa-se às comemorações do Dia Mundial do Coração, no próximo sábado, organizando conjuntamente com Clubes e Associações Desportivas e a Junta de Freguesia de Vila do Conde diversas atividades desportivas no Parque de Jogos, das 10h às 12h.

As atividades, orientadas por diversos clubes de Vila do Conde, são abertas a quem as quiser experimentar, sendo estas desenvolvidas em diversos espaços do Parque de Jogos, havendo ainda a possibilidade de fazer ratreios de saúde à hipertensão e diabetes.

No Pavilhão, o Ginásio Clube Vilacondense organiza um torneio de voleibol e no espaço exterior irá promover os trampolins, o tiro ao arco e o ténis.

O Clube Fluvial Vilacondense vai disponibilizar ergómetros de remo e canoagem, podendo ainda experimentar estas modalidades no rio Ave.

Também haverá atividades abertas de basquetebol promovidas pelo Clube Desportivo José Régio, Futebol e Futsal organizadas pelo Rio Ave F. C. e A.D.C.R. Caxinas e uma caminhada com os alunos do programa “Desporto Sénior” que irão percorrer o Circuito de Manutenção do Parque de Jogos.

Esta iniciativa tem como objetivo principal reforçar a importância da prática de atividade física e de um estilo de vida ativo para um coração mais saudável.

O Dia Mundial do Coração é celebrado, anualmente, a 29 de setembro, tendo sido instituído pela Federação Mundial do Coração. Este ano, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em conjunto com diversas entidades, pretende mobilizar a população portuguesa para a participação em atividades físicas e desportivas, promovidas pelas Câmaras Municipais e por outras entidades locais, tendo sido apontado o dia 3 de outubro como o oficial para as referidas comemorações.