Dia Mundial da Música comemorado com Gala Lírica “Zarzuela”

2015/09/29

A Câmara de Vila do Conde vai celebrar, tal como em anos anteriores, o Dia Mundial da Música comemorado a 1 de outubro, promovendo a realização de uma Gala Lírica Espanhola “Zarzuela” pelo Círculo Portuense de Ópera e Banda Militar do Porto, às 21h30, no Teatro Municipal, com entrada livre mediante levantamento de ingresso na bilheteira.

Instituído em 1975 pela UNESCO, o Dia Mundial da Música tem como objetivo a promoção desta arte. É propósito desta organização fazer com que a música chegue a todas as pessoas em consonância com os seus ideais, como a paz e a amizade.

A origem do género dramático - lírico da zarzuela remonta ao século XVII e recolhe o seu nome do Palácio da Zarzuela, o pavilhão de caça dos reis de Espanha que assim se chamava por estar rodeado de matagal e silvado (em espanhol zarza).

As primeiras zarzuelas da história devem-se ao grande poeta Pedro Calderón de la Barca (1600-1681), dramaturgo da corte. Os seus temas favoritos eram os clássicos da Grécia antiga.

No século XVII, a zarzuela decaiu um pouco de popularidade a favor da ópera italiana, género com grande aceitação e sinónimo de cosmopolitismo em toda a Europa. Esta mudança de gosto atingiu os próprios monarcas espanhóis, vindo a zarzuela a ressurgir apenas após as invasões francesas, no início do século XIX, afirmando-se então como estilo nacionalista.

A sua popularidade foi tal que, em meados do século XIX, foi construído em iniciativa privada, um Teatro com capacidade para 2.500 pessoas com a finalidade de receber estes espetáculos cénico-líricos: o Teatro de la Zarzuela. Aqui se representavam predominantemente as chamadas zarzuelas ao estilo ‘chico’, com apenas um ato.

De uma forma geral, a zarzuela representa um subgénero teatral que deve ser valorizado com a mesma consideração de outras modalidades teatrais que vincaram na Europa.