Câmara Municipal aprova redução do IMI em 10% para todos os vilacondenses

2015/09/24

A Câmara Municipal aprovou hoje, em reunião ordinária, uma proposta que baixa em 10% o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para todos os vilacondenses.
Com esta decisão, o Executivo Municipal optou por uma solução que abrange todos os que são proprietários de prédios localizados no concelho de Vila do Conde, recusando a proposta do Governo que prevê uma descida no imposto apenas para famílias com filhos e cujo impacto financeiro seria muito menos significativo para os cofres municipais, com a redução aproximada de 300 mil euros.
Numa altura em que os portugueses se debatem com tantas dificuldades, esta decisão vai de encontro ao objetivo da Câmara Municipal de contribuir para o necessário e imperioso desagravamento fiscal das famílias vilacondenses, bem como das empresas do nosso concelho que desenvolvem as suas atividades em instalações próprias.
Abdica assim a Câmara Municipal de uma receita que ronda 1,5 milhões de euros naquilo que constitui um esforço significativo para o orçamento municipal, mas que corresponde à vontade e à determinação já expressa de desonerar os vilacondenses da brutal carga fiscal que lhe está imposta pelo Estado.
A medida agora aprovada, que carece de validação por parte da Assembleia Municipal, faz com que a taxa a praticar e a liquidar, já em 2016, passe de 0,5 para 0,45%.