Vila do Conde na rota da construção naval

2015/09/23

A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelos Vereadores Dr. José Aurélio Baptista e Dr.ª Lurdes Alves, esteve ontem a bordo da Fragata escola "Shtandart", onde foi recebida pelo capitão Vladimir Martus.

O objetivo da passagem da fragata Shtandart pela costa de Vila do Conde prende-se com o facto do capitão Vladimir Martus liderar o projeto que pretende construir uma réplica funcional, apta a navegar, do famoso veleiro "Cutty Sark".

A Presidente da Câmara deu a conhecer à tripulação russa a história e tradição seculares que Vila do Conde tem na arte da construção naval, considerando que atrair este projeto iria dinamizar economicamente o sector e transformar-se numa mais-valia turística para a região.

A Câmara Municipal encontra-se a desenvolver esforços no sentido de tentar criar as condições necessárias para que esse projeto possa ser feito pelos estaleiros navais locais, já que se enquadra nos objetivos que a Câmara se propõe obter com o projeto “Vila do Conde, um porto para o Mundo”.

O "Cutty Sark" foi construído na Escócia em 1869 e serviu para, numa primeira fase, efetuar o transporte de chá entre a China e Grã-Bretanha. Em 1895 foi adquirido por uma empresa portuguesa, a Joaquim Antunes Ferreira & C.ª, tendo navegado com bandeira nacional até 1922, quando voltou a ser adquirida por um empresário inglês. Neste momento serve como navio-museu em Londres.

Durante a parte da tarde o Capitão Vladimir Martus foi acompanhado numa visita-guiada à réplica da Nau Quinhentista e ao Museu da Construção Naval. Daí a comitiva seguiu para uma visita aos estaleiros navais de Vila do Conde, onde teve a oportunidade de acompanhar os trabalhos de reparação naval em madeira que se encontram em curso.

A importância desta visita consistiu na recolha de informação sobre a capacidade e qualidade dos estaleiros navais de Vila do Conde. As impressões causadas foram as melhores, deixando completamente em aberto a possibilidade da réplica ser construída em Vila do Conde.

A Dr.ª Elisa Ferraz no final da visita referiu que “este é um assunto que deve ser tratado com muitas cautelas e com esperança que consigamos vencer os obstáculos para que em Vila do Conde se faça essa réplica. Seria um acontecimento enorme para os estaleiros e para a cidade”.

A Presidente da Câmara terminou dizendo que “seria um feito estrondoso para Vila do Conde”.