Presidente da Câmara anuncia 3 milhões de euros para a Educação

2015/09/08

No início de mais um ano letivo, a Câmara Municipal de Vila do Conde realizou hoje a receção à comunidade educativa de todo o Concelho, tendo a Presidente da Câmara anunciado diversas medidas, que se traduzem num valor total aproximado de 3 milhões de euros, e que consubstanciam um forte investimento na Educação.
A Dra. Elisa Ferraz apontou o combate ao insucesso escolar como a grande prioridade e anunciou o incremento do apoio aos manuais escolares no 1º ciclo, que se traduz no pagamento a 100% no escalão A, 50% no escalão B, incluindo os manuais de inglês, que passa a ser obrigatório no 3º ano.
A Presidente da Câmara destacou também os avultados investimentos no parque escolar, com obras de fundo em vários estabelecimentos de ensino, bem como o aumento dos apoios atribuídos no passe escolar aos alunos do ensino secundário.
Entre outras medidas, nomeadamente a abertura de novos itinerários de transporte, não só para alunos, mas também para a população em geral, foi igualmente realçado o cuidado havido para garantir o fornecimento de refeições escolares de qualidade, com a contratação de um novo fornecedor e o acompanhamento das ementas por uma nutricionista do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
Na receção à comunidade educativa estiveram presentes, além da Presidente da Câmara e da Dra. Lurdes Alves, Vereadora da Educação, os Diretores dos Agrupamentos de Escolas dos diferentes graus de ensino e da Escola Secundária José Régio, uma representante da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, o Presidente da Escola Profissional de Vila do Conde e a Diretora do CESAE, o Diretor Pedagógico do Conservatório de Música de Vila do Conde, o Sub-Intendente António Almeida, da PSP, os representantes das Associações de Pais e das Instituições Particulares de Solidariedade Social, membros do Conselho Municipal e dos Conselhos Gerais, professores, e pessoal não docente.
A finalizar a sessão, a Dr.ª Elisa Ferraz assegurou o envolvimento da Câmara Municipal no reforço da proximidade com toda a comunidade escolar, de modo a que o setor da Educação continue a ser uma das grandes prioridades do Município de Vila do Conde.