Feira Portugal Rural: a vida agrícola na cidade

2015/09/08

Portugal Rural – Feira de Atividades Agrícolas regressa aos Jardins da Avenida Júlio Graça esta quinta-feira e decorrerá até domingo, dia 13 de setembro. Neste certame, considerado um marco nos eventos regionais e nacionais, estarão presentes cerca de uma centena de expositores, representantes de casas e empresas agrícolas, assim como instituições e organismos ligados ao setor.

A Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, apresentou a 12.ª edição deste certame escolhendo como cenário a Quinta da Calçada em Guilhabreu, uma casa rural, bem caraterística da região que, desde 1988, explora o cultivo do Kiwi numa área total de 12 hectares, produzindo por ano cerca de 300 toneladas que exporta na sua totalidade.

Do programa do certame, a Dr.ª Elisa Ferraz destacou a caminhada rural de Mosteiró a Guilhabreu com passagem e visita guiada a Casas Agrícolas Concelhias, a mostra e entrega de prémios do concurso “Melhor Pão Doce de Vila do Conde” e ainda a demonstração de tradições agrícolas.

O recinto será animado pelo meio rural do concelho, preservando e promovendo costumes, bem como dando a conhecer aos mais pequenos a riqueza agrícola e atividades como a ordenha, a alimentação dos animais e outras tradições.

Paralelamente às exposições das atividades agrícolas e animais, haverá também corridas de galgos (eliminatórias e finalíssima da Taça 2015), prova equestre de obstáculos e demonstração e desfile equestre, prova de pão tradicional, mercado rural, passeio de BTT pelo concelho e circuito de mini tratores.

Neste evento não faltará também a animação musical com muito folclore, um encontro de concertinas e cantares ao desafio e um espetáculo com o artista popular Augusto Canário.

Acompanhada pelo Vereador da Agricultura e Pescas, Dr. José Aurélio Baptista, e pela comissão organizadora do certame, constituída por Joaquim Costa da Associação de Jovens Agricultores do Distrito do Porto, Carlos Moreira, António Faria e Eng.º José Maria Maia da Associação de Agricultores e Luís Pereira da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde, a Dr.ª Elisa Ferraz destacou a importância da Feira Portugal Rural que além de dar a conhecer a realidade agropecuária do concelho, divulga os projetos inovadores dos jovens agricultores que tanto têm contribuído para o relançamento da economia neste setor.

São muitos e bons motivos para visitar a Portugal Rural, uma Feira que vai, uma vez mais, aproximar a cidade do campo, mostrar a riqueza da lavoura vilacondense e o que de melhor se produz no nosso país.

Entrada livre

Horário: