Pescas e leite: Presidente da Câmara sensibiliza Assunção Cristas

2015/09/07

A Dra. Elisa Ferraz teve um encontro com a Ministra da Agricultura e Pescas, Assunção Cristas, na abertura da AgroSemana, para a sensibilizar relativamente às grandes questões que envolvem atualmente os setores do leite e das pescas, reforçando a forte preocupação existente em todo o Concelho, no referente a ambos os assuntos.
A Presidente da Câmara chamou a atenção de Assunção Cristas para o facto da extinção das quotas leiteiras trazer consequências gravosas para as explorações leiteiras concelhias e para a economia local, ao mesmo tempo que contribui para uma significativa deterioração das condições de vida das muitas famílias delas dependentes.
Relativamente ao setor das pescas, a Dra. Elisa Ferraz fez questão de expressar à Ministra do Mar que Portugal não pode, de modo nenhum, concordar com o parecer do Conselho Internacional para a Exploração dos Mares, que defende para 2016 uma redução da captura da sardinha para 1587 toneladas, ou seja, cerca de um décimo do autorizado para este ano, uma vez que tal redução aumentará dramaticamente as muitas dificuldades que já são sentidas pelas largas centenas de pescadores vilacondenses, a que se juntam naturalmente os seus familiares.