Concurso de Pão Doce na Feira “Portugal Rural”

2015/07/30

A Comissão Organizadora da Feira de Atividades Agrícolas – Portugal Rural vai promover, mais uma vez, o Concurso de Pão Doce de Vila do Conde.

Esta iniciativa, aberta aos vilacondenses, pretende preservar e promover a tradição da produção do Pão Doce de Vila do Conde.

As inscrições para o concurso são gratuitas e limitadas a 50 participantes e podem ser feitas na Loja Interativa de Turismo, na Rua Cais das Lavandeiras ou no Secretariado da Feira Portugal Rural, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, até ao dia 11 de setembro.

Os concorrentes deverão entregar dois exemplares de Pão Doce, um para exposição e outro para avaliação, até às 14h do dia 12 de setembro, no secretariado da feira de Atividades Agrícolas, sendo a decisão do Júri revelada às 18h, do mesmo dia.

O Pão Doce de Vila do Conde era, por tradição, um doce produzido nos fornos a lenha das casas agrícolas, principalmente, no período da Páscoa, que era oferecido como Folar aos afilhados no Domingo de Aleluia, no Natal e nas festas da família. Por vezes, servia para retribuir alguns favores e reconhecer os amigos.

Regulamento_do_concurso_do_Pão_Doce_de_Vila_do_Conde