Inauguração da Feira Nacional de Artesanato

2015/07/27

A Presidente da Câmara Municipal, o Diretor Regional de Cultura do Norte e o Presidente da Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, entre outras individualidades, inauguraram a 38ª Feira Nacional de Artesanato, no passado sábado.
O ponto alto do ato inaugural foi a apresentação das primeiras Rendas de Bilros com certificado de origem.
O dia 25 de julho transformou-se, assim, num dia histórico para Vila do Conde e para o artesanato Português, já que foi certificado o primeiro produto, após publicação do Decreto Lei que regulamenta o Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.
Na cerimónia simbólica de certificação, as primeiras peças a serem certificadas foram das Rendilheiras - Maria da Guia (da Unidade de Produção Artesanal Rendas de Bilros), Maria da Conceição, Isabel Carneiro e Madalena Barbosa.
A organização da Feira Nacional de Artesanato (Associação para Defesa do Artesanato e Património e Câmara de Vila do Conde) dá este ano particular relevo ao Artesanato Nacional com Certificado de Origem e por isso tem lugar de destaque nesta edição da FNA o artesanato dos Açores, os Bordados de Guimarães, da Madeira, de Viana do Castelo, a Olaria e Figurado de Barcelos, os Lenços dos Namorados e os Tapetes de Arraiolos em primeiro plano no pavilhão central da feira - além das Rendas de Bilros produzidas em Vila do Conde e que se apresentam pela primeira vez com o Certificado de Origem.
No final da inauguração da 38.ª FNA a Presidente da Câmara disse estar feliz “por se ter finalizado o Processo de Certificação das Rendas de Bilros, e hoje termos vivido um momento importante e decisivo para a valorização deste património vilacondense, que importa manter vivo e presente no panorama local e nacional. Com a Certificação das Rendas de Bilros queremos garantir a qualidade e a autenticidade do produto, identificar as suas caraterísticas próprias e valorizar esta arte e as rendilheiras, alcançando maior visibilidade”.
Além de artesanato de todo o país, os visitantes podem usufruir de animação todos os dias com ranchos folclóricos e desfrutar dos sabores de todas as zonas do país com as jornadas gastronómicas.
A feira, com entrada livre, está aberta até ao dia 9 de agosto, de segunda a quinta-feira das 17h às 24h, sextas e sábados das 15h às 0h30 e aos domingos das 15h às 24h.