Mosteiro de Vairão passa para o Município

2015/07/27

O Convento de Vairão vai passar definitivamente para as mãos do Município de Vila do Conde, após a entrega, no dia 24 do corrente mês, da documentação necessária para proceder à mudança de registo de propriedade do edifício.
Para o efeito, a Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, recebeu o Sr. Fernando Vieira, Presidente da Assembleia Distrital do Porto e o Sr. Serafim Fernandes, da União de Freguesias de Vairão e Fornelo, garantindo-lhes que a Autarquia, sempre atenta à defesa e salvaguarda do património concelhio, tudo fará em prol da preservação deste edifício do séc. XVIII.
Recorde-se que numa reunião da Assembleia Distrital do Porto, órgão que será extinto no final do mês, foi deliberada a transição do património imóvel do Convento de Vairão para a Câmara Municipal de Vila do Conde.
Numa primeira fase, a Área Metropolitana do Porto (AMP), como “entidade intermunicipal”, seria a primeira candidata a tomar posse do património do órgão extinto. Contudo, a Assembleia Distrital do Porto poderia deliberar que os seus bens fossem transferidos para outros que não fosse a AMP, tendo sido essa a sua decisão, acabando por a propriedade deste convento ser entregue ao Município de Vila do Conde.
As instalações do Convento estão cedidas a instituições que têm contribuído para a conservação e dinamização do espaço, como o funcionamento de uma Pousada da Juventude e de um Albergue destinado aos peregrinos do caminho de Santiago.
As entidades que ocupam o edifício são as seguintes: Associação para a Promoção Cultural da Criança, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Associação Espaço Jacobeus, União de Freguesias de Fornelo e Vairão e um Grupo de Peregrinos e Hospitaleiros Voluntários do Caminho de Santiago.