Amanhã começa a maior festa do artesanato português

2015/07/24

A 38.ª Feira Nacional Artesanato é inaugurada amanhã e vai decorrer até 9 de agosto nos Jardins da Avenida Júlio Graça, com a presença de mais de duas centenas de artesãos de todo o país.

Na edição deste ano o destaque será dado às Rendas de Bilros com a apresentação das primeiras rendas com Certificado de Origem, bem como daquela que é considerada a maior Renda de Bilros alguma vez produzida.

A peça com 8 metros de largura e 6,5 de comprimento, num total de 437 quadrados, produzida por cerca de 120 rendilheiras, dos 3 aos 80 anos, será apresentada no Dia da Rendilheira, 2 de agosto, às 11h, na Nau Quinhentista, perante a presença de um Juiz Oficial do GUINNESS WORLD RECORDS TM que irá adjudicar a certificação da peça.

Num espaço privilegiado no centro da cidade, poderão ser apreciadas as diversas expressões do artesanato - da cerâmica à cestaria, dos instrumentos musicais à arte pastoril ou dos bordados às rendas de bilros - cobrindo a totalidade das regiões portuguesas.

No mesmo recinto, as também tradicionais “Jornadas Gastronómicas” permitirão percorrer os diferentes sabores portugueses. Também não faltará a animação musical que trará ao evento as sonoridades tradicionais.