Transferência da Unidade de Saúde de Vairão para Vila do Conde

2015/07/24

A Câmara Municipal protocolou com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte a cedência de instalações na Praça Luís de Camões, em Vila do Conde, com a finalidade de aí passar a funcionar a Unidade de Saúde Pública que se encontra instalada na freguesia de Vairão, melhorando as condições e o acesso às populações.

O Protocolo foi subscrito pela Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, e pelo Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte, Prof.º Doutor Álvaro Santos Almeida, na presença da Dr.ª Judite Neves, Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, do Executivo Municipal, do Dr. José Cardoso, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar, do Dr. Rui Jorge Costa, Delegado de Saúde, e ainda de vários profissionais de saúde.

A Câmara Municipal vai assim disponibilizar à ARS Norte, a título gratuito, três frações num edifício sito na Praça Luís de Camões, onde os utentes poderão, entre outros fins, tratar de assuntos relacionados com baixas médicas. Atualmente, um utente para se apresentar a uma Junta Médica tem que se deslocar às instalações de Vairão que, para além de distante, da dificuldade de deslocação de alguns doentes e dos limitados horários dos transportes públicos, carecem de intervenção e são desadequadas ao fim a que se destinam.

A Dr.ª Elisa Ferraz classificou este momento como muito importante para o nosso concelho, enaltecendo o trabalho de parceria e proximidade que se tem vindo a desenvolver entre a Autarquia e o Agrupamento de Centros de Saúde de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Norte agradeceu a disponibilidade da Câmara Municipal na cedência dos espaços a título gratuito, permitindo, sem um grande esforço orçamental, o reforço da qualidade e acessibilidade dos cuidados de saúde às populações e ainda a melhoria das condições de trabalho para os profissionais.

Está previsto que a instalação desta Unidade de Saúde Pública em Vila do Conde esteja concluída e pronta a funcionar entre o final deste ano e o início de 2016.