Certificação e maior Renda de Bilros do mundo na FNA

2015/07/22

Na edição deste ano da Feira Nacional de Artesanato será dado destaque à apresentação das primeiras rendas de bilros certificadas e à maior renda de bilros alguma vez produzida.

Na apresentação do certame, que abre este sábado, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, destacou o Dia da Rendilheira (2 de agosto) que ficará marcado pela apresentação da maior renda de bilros até agora elaborada, candidata ao GUINNESS WORLD RECORDS TM, contando, nesse dia, com a presença de um Juiz Oficial do GUINNESS WORLD RECORDS TM para adjudicar a certificação da renda de bilros.

A peça conta com o trabalho de cerca 120 rendilheiras e será exposta no dia 2 de agosto, às 11h, na Nau Quinhentista, Zona Ribeirinha.

A Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelos responsáveis pela Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (ADAPVC), Dr. António Saraiva Dias e Carlos Laranja, com quem a Autarquia reparte a organização da Feira, revelou ainda que a FNA será também o palco para a apresentação das primeiras rendas com Certificado de Origem.

Coincidindo com a recente criação do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais, bem como do Programa de Promoção das Artes e Ofícios, a ADAPVC vê concluída a Certificação das rendas de Bilros, um processo que tem vindo a desenvolver nos últimos anos.
No âmbito deste processo, foi concebida uma marca, com logotipo e denominação, que identifica as rendas como produção artesanal tradicional certificada, passando a figurar no mercado com uma imagem facilmente reconhecida pelos consumidores.

De 25 de julho a 9 de agosto, nos jardins da Avenida Júlio Graça, poderá ser apreciado o melhor do artesanato português com a presença de cerca de 200 artesãos, grande parte a trabalhar ao vivo, e ainda percorrer os diferentes sabores das regiões do país, nas “Jornadas Gastronómicas”, ao som de diferentes sonoridades tradicionais.

Horário da FNA
2ª a 5ª – 17h às 24h