Mercado da eletricidade e gás natural: sessão de esclarecimento

2015/07/21

Sob o tema “O mercado da energia está a mudar”, a Câmara Municipal, através do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) e da Associação Nacional de Defesa do Consumidor (DECO), irá promover uma sessão de informação aos consumidores de eletricidade e gás natural na próxima quinta-feira, às 14h30, na Biblioteca Municipal José Régio.

Esta sessão tem como objetivo divulgar informação sobre os descontos sociais na energia e quais as condições necessárias para os consumidores aderirem aos mesmos.

Tanto a tarifa social como o ASECE (Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia) permitem que os consumidores economicamente vulneráveis tenham uma fatura de eletricidade e de gás natural mais reduzida, comparando com o mesmo consumo sem estes apoios sociais, podendo usufruir de um desconto até 34 % na fatura da eletricidade e até 31% na fatura de gás natural.

Será também abordada a transição para o mercado liberalizado de energia, fornecendo informação que permita aos consumidores analisar as ofertas existentes em mercado livre e escolher os comercializadores que melhor se adequam ao seu perfil de consumo.

Como não se pode dissociar os consumos energéticos do meio ambiente, serão ainda indicadas formas de utilização da energia de acordo com as necessidades de cada um, procurando utilizá-la de forma inteligente, racional e responsável.