Portugal 2020: reuniões de Grupos de Ação Local

2015/07/14

Vila do Conde, integra a DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária) Rural designada de “Litoral Rural” juntamente com os Municípios da Póvoa de Varzim, Maia, Matosinhos, Santo Tirso e Trofa, constituindo um Grupo de Ação Local (GAL) que permite a aplicação de fundos comunitários, no âmbito do programa Portugal 2020.

Com vista à definição de ações para a construção de uma estratégia de desenvolvimento local para o território do nosso concelho e posterior integração na DLBC realizaram-se, no Auditório Municipal, Jornadas Técnicas onde participaram Instituições, Associações, Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.

Nessas jornadas foram debatidos temas como a agricultura, floresta, economia, empregabilidade, inclusão e património cultural e natural.

Ainda no âmbito do Quadro Portugal 2020, foi também criado um Grupo de Ação Local Costeira “Litoral Norte” constituído pelas freguesias litorais dos concelhos de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Matosinhos.

Nesta parceria, foi dado início ao processo de preparação da Estratégia de Desenvolvimento Local, cuja candidatura deverá ser submetida até ao final deste mês. A reunião de trabalho decorreu hoje, no Auditório Municipal, com a participação dos parceiros da DLBC, na qual foi feito um diagnóstico territorial e definiram-se as linhas orientadoras e priorizadas as áreas de intervenção para o nosso território, para posterior integração na estratégia da DLBC Costeira.

Estes modelos de desenvolvimento apelidados de DLBC pretendem atingir uma estratégia conjunta com vista ao desenvolvimento sustentável do território dos concelhos que os integram e é uma das formas para potenciar o investimento através do Programa 2020.