Curtas Vila do Conde consagrou o cinema português

2015/07/14

Vila do Conde transformou-se, durante uma semana, na capital do cinema com a realização da 23ª edição do Festival Curtas que ultrapassou os 23 mil espetadores e consagrou jovens realizadores nacionais.

Pela terceira vez na história do Festival, o grande prémio do Curtas Vila do Conde foi entregue a um filme português: “Mined Soil”, de Filipa César. A curta-metragem sobre o combatente guineense e engenheiro agrónomo Amílcar Cabral foi galardoada com o Grande Prémio “Jameson”. Já na Competição Nacional, o vencedor foi João Rosas com “Maria do Mar”.

Também na Competição Nacional, o Prémio do Público foi entregue à animação “Amélia & Duarte”, da vilacondense Alice Eça Guimarães e Mónica Santos. Margarida Lucas foi distinguida com o prémio de melhor realização pelo filme “Rampa”.

Foi num ambiente de grande festa que decorreu a Sessão de Entrega de Prémios e na qual esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Eng.º António Caetano, que felicitou a organização e todos os participantes, manifestando a disponibilidade da Autarquia em continuar a apoiar o Curtas como um dos grandes acontecimentos culturais da cidade.

Este ano, o júri das Competições Nacional e Internacional foi constituído por Alexandra Zawia, jornalista cultural e crítica de cinema, Grégory Bernard, produtor de vários filmes de Quentin Dupieux, Paolo Manera, músico, crítico de cinema e programador italiano, Pedro Mexia, crítico literário e cronista do jornal Expresso e pelo realizador galego Lois Patiño.

Na Competição Experimental o vencedor foi o egípcio Basim Magdy com “The Dent”. Já na Competição Curtinhas, o júri composto por um grupo de crianças, escolheu “The Present”, de Jacob Frey, como melhor filme da competição.

O Curtas conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Secretário de Estado da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do Festival.

No próximo domingo, o Teatro Municipal recebe uma extensão com os premiados do Festival. Às 15h30 serão exibidos os premiados do Curtinhas e, às 21h45, o Best of 23º Curtas Vila do Conde.