Reta final do Curtas Vila do Conde

2015/07/10

Enquanto continuam em exibição as curtas-metragens que estão a concurso na competição internacional e nacional, o Curtas aposta também em novas formas de experimentar o cinema e a sua relação com outras artes. Nesta edição, a aposta centra-se no filme-concerto e nas afinidades históricas entre o cinema e a música.

Logo mais, às 24h, Bruno Pernandas Quinteto atuará sobre um filme clássico de Buster Keaton, “Steamboat Bill, Jr.”, de 1928. Bruno Pernadas é um músico e compositor multifacetado, que desenvolveu diversos projetos desde muito cedo. Em Vila do Conde, interpretará, ao vivo, um filme clássico do final do mudo.
Amanhã, sábado, às 24h, a secção Stereo apresenta mais um filme-concerto com os portugueses You can't Win, Charlie Brown a musicar um filme mudo de 1914, “Maudite soit la guerre”, realizado por Alfred Machin.

O Curtinhas está de regresso no fim-se-semana oferecendo aos mais novos “uma espécie de mini-festival de cinema”, onde são exibidas curtas-metragens em três diferentes escalões etários. Nesta secção, o júri é constituído por crianças que levam muito a sério as suas funções.

Domingo, o último dia do Festival, o momento alto será a Sessão de Entrega de Prémios, às 17h, seguindo-se às 20h, 21h45 e 23h30 a exibição dos filmes premiados, culminado com o filme concerto dos Lambchop. Este é o espetáculo mais aguardado do 23º Curtas Vila do Conde. A Banda americana preparou a sua música para um projeto produzido pela própria Curtas Metragens CRL, que coloca o cineasta Bill Morrison a trabalhar sob imagens de arquivo da Cinemateca Portuguesa. É um primeiro exemplo da forma como se podem mostrar de novo imagens já submersas na memória.

Até domingo tem boas razões para passar pelo Teatro Municipal. Marque presença no 23º Curtas de Vila do Conde.