Criação de redes de apoio social

2015/07/07

No âmbito da Rede Social, realizou-se uma reunião com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para a apresentação da abertura de candidaturas com vista à criação de Redes Locais de Intervenção Social (RLIS), conduzida pela Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz.

Integradas no programa comunitário Portugal 2020 e no domínio do Programa Operacional de Intervenção Social e Emprego (PO-ISE), estas candidaturas incidirão sobre ações no âmbito do atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJR).

Neste encontro foram ainda abordados os diferentes aspetos de que se revestem estas redes de apoio, as suas condições e abrangências, procurando-se assim um conhecimento partilhado e também uma ação concertada.

A criação de Redes Locais de Intervenção Social tem como objetivos garantir o acolhimento social imediato e permanente em casos de crise ou de emergência social, disponibilizar apoios financeiros de carácter eventual a agregados familiares em carência económica comprovada, assegurar a coordenação eficiente de todos os meios e recursos que integram a rede e reforçar a plataforma de cooperação estabelecida com as instituições que localmente desenvolvem respostas sociais no âmbito da ação social.