Dr.ª Elisa Ferraz visitou a Cividade de Bagunte

2015/07/03

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, deslocou-se esta manhã à Cividade de Bagunte para se inteirar dos trabalhos que aí se têm desenvolvido, nomeadamente ao nível da limpeza do terreno e da consolidação das estruturas. No início deste ano o Município adquiriu no local parcelas de terreno que totalizam cerca de 18ha, onde se inclui a totalidade de ruínas a descoberto.
Durante a visita a Dr.ª Elisa teve a oportunidade de acompanhar os trabalhos arqueológicos que estão a ser realizados, em conjunto, pelo Gabinete de Arqueologia e pela University of Texas (Austin). Este ano a equipa daquela universidade norte-americana teve um reforço significativo de elementos, sinal da crescente importância que este sítio arqueológico vem assumindo.
Tem sido este esforço conjunto que tem permitido atualizar o conhecimento científico da Cividade de Bagunte e de recuperar as suas ruínas. Os trabalhos arqueológicos na Cividade de Bagunte iniciaram-se em 1885, pelas mãos de Ricardo Severo e Artur Fonseca Cardoso, embora a maior campanha de escavação tenha ocorrido entre 1944 e 1946 sob a direção de Fernando Russel Cortez.