130 anos a descobrir a Cividade de Bagunte

2015/06/30

No passado sábado, dia 27 de Junho, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal realizou um conjunto de iniciativas com o objetivo de comemorar os 130 anos sobre o início dos trabalhos arqueológicos na Cividade de Bagunte. Estas iniciativas tiveram o apoio da University of Texas at Austin e da APPA-VC.
Durante a manhã realizou-se uma visita-guiada à Cividade de Bagunte, tendo sido possível transmitir as mais recentes conclusões da investigação arqueológica que aí se está a desenvolver e perceber a evolução que se tem vindo a operar, no sentido de melhorar este Monumento Nacional do concelho de Vila do Conde. Os participantes tiveram a oportunidade de ver, in loco, o trabalho que está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal e pela University of Texas at Austin. Esta atividade contou com a presença de cerca de meia centena de pessoas.
Na parte da tarde, as atividades foram compostas por um conjunto de pequenas palestras sobre a Cividade de Bagunte e sobre os protagonistas que, desde o final do século XIX até à atualidade tiveram uma ação determinante para a sua investigação, proteção e divulgação.
Seguiu-se a abertura da exposição “O Monte da Cividade” que tem por objetivo dar a conhecer um pouco mais sobre a Cividade de Bagunte, o enquadramento em que surgiu e os que nela têm trabalhado, ou ajudado a valorizar. Esta exposição contou com o precioso contributo de diversas instituições, com claro destaque para o Museu de História Natural da Universidade do Porto, da Sociedade Martins Sarmento e da Direção Regional de Cultura do Norte.
A Cividade de Bagunte é um importante sítio arqueológico nacional, que faz parte da Rede de Castros do Noroeste. Desde o início deste ano e num claro esforço para a sua valorização, a Câmara Municipal de Vila do Conde adquiriu 18ha de terreno, onde se inclui toda a área de ruínas a descoberto.