Milhares festejaram o São João em Vila do Conde

2015/06/25

Milhares de pessoas encheram as ruas de Vila do Conde para festejar o São João. A noitada traduziu-se numa grande manifestação popular que arrastou uma multidão, com especial destaque para os adeptos dos ranchos do Monte e da Praça, mas entusiasmando também todos aqueles que vieram descobrir a maior festa da cidade.
Pelas suas características únicas e especiais, mas também pela cada vez maior qualidade e diversidade da sua programação, as Festas de São João provaram mais uma vez ser um dos grandes cartazes de Vila do Conde.
Os ranchos das Rendilheiras foram os protagonistas da noite, com as grandiosas marchas luminosas e as exibições nos seus pavilhões, perante imenso público. O fogo-de-artifício, cachoeira, aquático e piromusical deu ainda mais cor à cidade e as atuações dos artistas de música popular Quim Barreiros, Rui Nova e Latin Cuba garantiram a animação pela noite dentro.
No feriado municipal, após os concertos da Sociedade Musical Vouzelense e da Banda Filarmónica da Mamarrosa, teve lugar na Igreja Matriz a Eucaristia Solene em honra do Padroeiro, seguida da Majestosa Procissão.
À noite, cumpriu-se mais uma vez a tradicional “ida à Praia” dos Ranchos do Monte e da Praça, acompanhados pelos seus adeptos, com a habitual folia e alegria, a cantar e a dançar. O Largo dos Artistas encheu-se de gente para lançar os tradicionais apupos entre ranchos e, chegados à praia, tinham à sua espera muita gente, muitos das quais forasteiros, que, conhecendo esta secular tradição, apreciam os grupos, virados para o mar, a cantar e a entoar as quadras de louvor ao Padroeiro.
A Câmara Municipal deixa aqui uma palavra de agradecimento à Comissão de Festas de São João, a todos aqueles que se envolveram e contribuíram para o grande sucesso alcançado e a todos os vilacondenses que aderiram aos vários acontecimentos, engrandecendo o concelho e o seu nome.