Ponte de Retorta

2015/06/26

A construção e abertura da ponte rodoviária de Retorta sobre o rio Ave constituiu uma alternativa viária importante às travessias existentes sobre o rio Ave no concelho de Vila do Conde.

A ligação rodoviária e pedonal estabelecida entre a Avenida Bernardino Machado e a Rua das Azenhas, já na freguesia de Retorta, constitui um eixo estruturante importante no desenvolvimento concelhio, facilitando a mobilidade entre as freguesias situadas na margem esquerda do rio Ave e a cidade.

A Ponte de Retorta apresenta uma solução esbelta que se enquadra plenamente na serenidade da paisagem envolvente, integrando-se no meio ambiente de forma não imposta e com a naturalidade que estas obras de arte deverão alcançar.

A nova ponte tem um comprimento de 100.00 m entre eixos dos apoios extremos e uma largura de 12.50 m, vencendo o rio Ave a cerca de 6m de altura em relação ao nível habitual das águas.

O custo total da obra foi de € 2.061.729,06, sendo a comparticipação do FEDER de € 1.752.469,70, o que representa um cofinanciamento de 85%.