Surf adaptado na Praia de Azurara

2015/06/23

Este sábado, entre as 10h e as 16h, a Praia da Azurara vai receber um evento de surf adaptado, promovido pela SURFaddict (Associação Portuguesa de Surf Adaptado) em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde.

Proporcionar a pessoas com deficiência a possibilidade de desfrutar da liberdade de deslizar nas ondas é o grande objetivo desta iniciativa.

Esta ação será conduzida por voluntários com vasta experiência em surf adaptado, garantindo a segurança dos participantes que estão ainda assegurados pelo seguro da SURFaddict para esta prática.

O desporto adaptado pode ser considerado uma forma de lazer, inclusão e reabilitação. O efeito destes benefícios na pessoa portadora de algum tipo de deficiência física e/ou mental torna-se fulcral para a sua integração plena na sociedade.

A Associação Portuguesa de Surf Adaptado surge no sentido de ultrapassar barreiras e tornar o surf um desporto acessível a todos, em que o seu lema é “Não queremos saber se é difícil, apenas se é possível”. Esta associação é representada por Nuno Vitorino, um antigo nadador paralímpico, e é a primeira associação de surf adaptado que existe a nível europeu.

Desde 2012, a SURFaddict já permitiu a mais de 1000 pessoas com deficiência experimentarem a modalidade, aspirando, no futuro, à criação de competições de surf adaptado.