Jovens vilacondenses brilham na passerelle

2015/06/17

14 jovens vilacondenses e 6 profissionais desfilaram vários modelos em rendas de bilros, que encantaram o muito público presente, ontem, na Praça Vasco da Gama.

Este desfile deu a conhecer o riquíssimo acervo do Museu da Rendas, que resulta de um trabalho conjunto entra a Câmara Municipal e a Associação para Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde.

A apresentação do desfile esteve a cargo da Sónia Araújo e o momento musical foi da responsabilidade da Banda do CCO – baCCO Band.

A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, na sua intervenção, realçou que conhecer o passado/preparar o futuro é a missão que a Câmara Municipal de Vila do Conde, em articulação com a Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, dedica às Rendas de Bilros. Estudar a sua tradição no país e no Mundo, procurar implementar ainda novas soluções para alargar as suas possibilidades de escoamento e potenciar uma maior produção, e assim, garantir o futuro desta técnica artesanal, um dos principais ex-libris de Vila do Conde.

A Dr.ª Elisa referiu ainda que esta missão é bem visível em dois projetos que estão em fase de finalização:
- o processo de certificação das Rendas de Bilros de Vila do Conde, cuja certificação garantirá a qualidade e autenticidade da produção, mas também permitirá a sua diferenciação e singularidade, bem como promoverá a confiança e o conhecimento do próprio consumidor;
- o projeto “Rendas de bilros para o mundo” que pretende dar continuidade à preservação, divulgação e projeção, no contexto nacional e internacional, das Rendas de Bilros. Para isso a Câmara Municipal de Vila do Conde convidou todas as rendilheiras deste concelho a executar um trabalho que será transformado numa só peça e exposto expor numa zona emblemática da cidade, no dia 2 de agosto, Dia da Rendilheira, no âmbito da 38ª Feira Nacional de Artesanato.

O desfile foi também aproveitado homenagear todas a rendilheiras, para dar a conhecer o delicado trabalho que desenvolvem e a perícia com que o fazem.

A noite terminou com todos os presentes a cantarem a canção da “Rendilheira”.