Remoção de espécies invasoras nas dunas de Azurara

2015/06/17

Durante a manhã do passado sábado, dia 13 de junho, foi realizada uma ação de remoção de plantas invasoras na zona dunar de Azurara.
Sob condições meteorológicas adversas, nomeadamente frio, vento e chuva, cerca de 20 voluntários removeram mais de 2000 quilos de chorões, “penachos” e acácias.
Trata-se de uma iniciativa de grande interesse, não só para a proteção do ambiente mas também da economia e da saúde, já que estas espécies exóticas apresentam um conjunto de características com impactos negativos nesses domínios, seja pela rápida invasão do território, com efeitos na produtividade agrícola e florestal e na redução da biodiversidade, e pelo facto de algumas dessas espécies provocarem doenças, alergias, ou funcionarem como vetores de pragas.
Esta ação foi realizada através da “Campanha Parte de Nós - Ambiente 2015” da EDP, que decorre ao abrigo das medidas de responsabilidade social desse grupo empresarial.
A Câmara Municipal, no âmbito da proteção e valorização da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e ROM - área criada através do Aviso n.º 17821/2009, de 12 de outubro, DR 2.ª série – pretende continuar a promover, incentivar e apoiar este tipo de iniciativas.