Proteção e reforço do sistema dunar a sul do Ave

2015/06/12

O Município de Vila do Conde promove a gestão sustentável do território e investe na valorização e qualificação da orla costeira enquanto recurso de importância estratégica ao nível ambiental, económico, social e cultural.

A proteção integrada e a valorização ambiental da frente marítima do Concelho, a sul do rio Ave, em articulação com outras Entidades com responsabilidade e jurisdição territorial, há muito constitui um objetivo, naquilo que é a orientação estratégica para a abordagem das questões da orla marítima e nomeadamente da erosão costeira verificada, que nalguns locais está bem evidenciada no território.

Assim e, em estrito cumprimento do POOC, foram desenvolvidos estudos e projetos para toda a frente de mar e executadas intervenções em função das oportunidades que ocorrem, designadamente Fundos Comunitários, mas sempre vinculadas ao princípio geral de operações de proteção e valorização ambiental integradas, coerentes, que funcionem como um todo e garantam o sucesso subjacente aos objetivos estabelecidos.

Encontra-se em fase de conclusão a obra de instalação de percursos pedonais e cicláveis, compreendida entre as freguesias de Azurara e Labruge numa extensão de mais de uma dezena de quilómetros, que objetivam a proteção dunar e a manutenção do habitat natural da envolvente, evitando o uso desregulado e o pisoteio anárquico das areias e outras áreas naturalizadas e protegidas, preservando assim os valores naturais e paisagísticos do local, qualificando e valorizando aquela zona costeira.

A obra no valor de 265.205,95€, foi financiada a 100% pelo FEDER, e criou um percurso continuo ao longo da costa de Vila do Conde, com pontos estratégicos, previstos para descansar e para observar a natureza. Esta nova estrutura naturalizada vai permitir uma outra relação entre a comunidade e a orla costeira, garantindo a observação da paisagem e preservando todo o complexo dunar.