Vila do Conde apresenta novo projeto da Lipor

2015/06/08

O novo projeto da LIPOR na área dos resíduos, identificado como Smart Waste Portugal (SWP), foi apresentado, hoje, em Vila do Conde.

A escritura de constituição SWP foi outorgada pelos Membros da Comissão Instaladora, ato em que esteve presente o Conselho de Administração da LIPOR, bem como algumas entidades que já formalizaram a adesão à SWP.

A cerimónia foi presidida pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada do Presidente do Conselho de Administração da Lipor, Eng.º Aires Pereira, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Lurdes Alves, e dos restantes membros do Conselho de Administração, entre outras personalidades.

O cluster dos Resíduos, que girará sob a denominação SMART WASTE PORTUGAL, e que juridicamente será uma Associação de direito privado, tem por objeto criar uma plataforma de âmbito nacional, que potencie o resíduo como um recurso, atuando em toda a cadeia de valor do Setor, promovendo a Investigação, o Desenvolvimento e a Inovação, potenciando e incentivando a cooperação entre as diversas entidades, públicas e privadas, nacionais e não nacionais.

O SWP não pretende ser uma associação de classe, mas sim constituir-se como um pólo aglutinador e agregador de interesses, numa perspetiva focada no “business”, e que terá como principais atribuições: contribuir para a produção e divulgação de conhecimento no domínio da área dos resíduos; fomentar no Setor dos Resíduos a investigação e a troca constante de ideias, experiências e projetos; dinamizar ações que valorizem a cooperação entre as entidades com atuação no Setor dos Resíduos; estabelecer contactos preferenciais com universidades, empresas, institutos de investigação e outros organismos, públicos ou privados, e com associações congéneres, nacionais, estrangeiras e internacionais, tendo em vista a prossecução do objeto e missão do SWP; e promover e apoiar atividades e projetos que contribuam para a prossecução do objeto do SWP e, por reflexo, dos seus Associados.

Atualmente o processo de constituição do SWP está a ser conduzido por uma Comissão Instaladora, que se extinguirá assim que forem eleitos os Órgãos Sociais.

À presente data a mencionada Comissão Instaladora do SWP desenvolveu já um vasto trabalho de organização e produção de documentos, dos quais se destacam a elaboração dos Estatutos e do Regulamento Interno, perspetivando-se que durante o mês de junho todas as diligências possam estar concluídas, para que o SWP possa iniciar as suas funções no mês de julho.