Recriar uma soenga nas Mamoas do Fulom

2015/06/03

O Gabinete de Arqueologia Municipal, em parceria com a Associação de Proteção do Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde e a University of Texas, em Austin, vão realizar no próximo dia 6 de Junho, uma soenga nas imediações das Mamoas do Fulom, na Junqueira.

Uma soenga é o mais antigo e simples sistema de cozedura de cerâmica, que é utilizado desde a pré-história até à atualidade. Na realidade este forno é um buraco aberto no solo onde é acesa uma fogueira e onde, depois de criar as brasas, são encasteladas as peças de barro por cozer. Depois de se colocar mais madeira em redor das peças, o conjunto é tapado por leivas e terra, de modo a impedir a fuga de calor e do fumo.

No final o forno é desfeito e as peças cozidas são removidas e arrefecidas. Como este tipo de forno promove uma cozedura redutora, pobre em oxigénio, as peças adquirem uma cor cinzenta escura.

Para assistir e participar na atividade terá que se dirigir, entre as 9 e as 12h, às mamoas do Fulom, na Junqueira.

A entrada é livre.

Para mais informações, contacte o gabinete de arqueologia através do e-mail arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou do telefone 252 617 506.

Esperamos por si.