Dia Nacional do Pescador comemorado nas Caxinas

2015/06/01

A Câmara Municipal de Vila do Conde, em colaboração com a Paróquia de Caxinas, promoveu, no passado domingo, a comemoração do Dia Nacional do Pescador.

A Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, participou nas cerimónias, concretamente na Missa celebrada na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, por intenção de todos os nossos pescadores, e na ida ao Memorial aos Náufragos, em memória daqueles que tragicamente perderam a vida no mar.

Na oração de Ação de Graças da Eucaristia, a Presidente pediu proteção para todos “aqueles que vivem do mar, fonte de vida, mas também fonte de morte”, tendo o Celebrante lembrado a grande fé das gentes das Caxinas no seu padroeiro, o Senhor dos Navegantes, que faz mover estes homens e suas famílias, dando-lhes a força necessária para enfrentar uma vida cheia de incertezas e de angústias.

No final da Missa, muita gente acompanhou a Dr.ª Elisa Ferraz até ao Memorial aos Náufragos, onde se rezou uma sentida oração e se depuseram rosas brancas, numa significativa homenagem a todos os pescadores desta comunidade falecidos na sua árdua labuta marítima, em busca das melhores condições para o sustento das suas famílias.