“Vila do Conde, freguesia a freguesia” terminou em Vila do Conde

2015/06/01

A Presidente da Câmara encerrou a iniciativa "Vila do Conde, freguesia a freguesia" com a visita à cidade, que decorreu durante a tarde de sexta-feira, acompanhada pelo Vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Concelhio, Dr. José Aurélio Baptista.

O principal objetivo destas visitas, que começaram no dia 3 de março, tendo a Presidente da Câmara percorrido as 30 freguesias do concelho, foi a possibilidade de contactar diretamente com as juntas de freguesia, com o movimento associativo e com a população local, para "in loco" melhor conhecer a realidade local, dialogar com os vilacondenses e ouvir as suas opiniões, bem como dar a conhecer alguns projetos que a Autarquia pretende concretizar.

A primeira reunião desta sexta-feira decorreu na Junta de Freguesia, com a Presidente da Junta, Alcides Aguiar, o Secretário, José Maria Postiga, e os Vogais, Mónica Macedo, Fábio Faria, Pedro Areias e Sílvia Alves. Foi feita uma análise pormenorizada do trabalho que tem sido desenvolvido em prol da comunidade, com destaque para a adesão ao Espaço Cidadão, que brevemente estará em funcionamento na Delegação da Junta de Freguesia, nas Caxinas, permitindo que a população, no mesmo espaço físico, realize uma série de atos e recolha informações importantes, através de plataformas digitais, como por exemplo, revalidar a sua carta de condução, pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença, entregar documentos de despesas da ADSE, entre muitos outros.

O Executivo da Junta deu a conhecer os vários projetos que está a desenvolver, com destaque para a campanha de sensibilização e limpeza das praias que está a realizar, em parceria com a Escola Secundária José Régio.

No decorrer da reunião foi solicitada a reabertura da Biblioteca de Praia, que de imediato teve anuência da Presidente da Câmara.

Seguiu-se uma deslocação à delegação nas Caxinas, com uma visita pormenorizada às instalações, onde foi verificada a necessidade de realização de obras, e uma ida ao Parque João Paulo II, onde foram avaliadas as potencialidades deste espaço e como otimizá-lo, para que a população tenha melhores condições para o poder usufruir.

A visita terminou no Teatro Municipal, com uma reunião conjunta de todo o movimento associativo de Vila do Conde, em que foi possível apresentar o trabalho que têm desenvolvido e os projetos futuros.

No final do dia a Presidente da Câmara disse ser “extremamente gratificante registar o empenho da Junta de Freguesia num trabalho conjunto com a autarquia para melhor servir a população e a participada reunião com as instituições de Vila do Conde”.