Construção naval em madeira a património mundial

2015/05/28

A Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, apresentou no Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, o novo projeto do Município designado “Vila do Conde: um porto para o mundo”, cujo objetivo culminante é a apresentação de uma candidatura da arte de construção naval em madeira à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (Unesco).

A sessão decorreu no Teatro Municipal, perante o testemunho de muitos Vilacondenses, contando com a presença do Secretário Estado do Mar, do Delegado Regional de Cultura do Norte e de muitas outras individualidades, nomeadamente as que integram a comissão de honra e a comissão científica do projeto.
“Vila do Conde: um porto para o mundo” tem como padrinho o Dr. Mário Soares, responsável máximo da Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos, e pretende afirmar uma identidade que se quer viva na participação do futuro de Vila do Conde, onde a construção naval em madeira foi e continua a ser uma atividade distintiva.

Esta arte, com mais de dez séculos, permitiu aos seus habitantes navegar e comerciar nas águas do rio e do mar e ganhou novo fulgor com a Expansão Marítima. Nessa altura, o tráfego marítimo era intenso e muito dele foi feito em embarcações construídas na nossa cidade. Aqui existiu uma escola notável de marinharia em que figuravam homens experimentados na arte de navegar, para além de ser também terra de competentes construtores navais, artífices, fabricantes de panos de velas e comerciantes nos campos mais diversos.

Nos dias de hoje, e não obstante as conhecidas dificuldades trazidas pela evolução dos tempos, Vila do Conde tem estaleiros em funcionamento, com algumas empresas que se dedicam exclusivamente a esta arte, nas quais encontramos a ciência e o engenho que permitem a construção de barcos em madeira.

A proposta de candidatura desta arte a património mundial tem vindo a ser preparada com a colaboração de reputados investigadores da história da Expansão Marítima, devendo, numa primeira fase, proceder-se à inscrição da técnica da construção naval de madeira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Em paralelo, está a ser preparado um conjunto de grandes iniciativas, nas quais se incluem um grande espetáculo de teatro musical de rua, junto à nau quinhentista, já em agosto próximo, bem como uma exposição temática, atividade editorial e um congresso Internacional versando a construção naval, a história marítima e a arqueologia naval subaquática.

Está em marcha o projeto “Vila do Conde: um porto para o mundo”.