Regeneração urbana de Vila do Conde é exemplo a seguir

2015/06/01

A Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, recebeu ontem nos Paços do Concelho representantes de 14 países da União Europeia que fazem parte do projeto da Rede IQNET (Rede Internacional de Certificação), que tem como missão potenciar o crescimento económico e social e a regeneração urbana de cidades através de Fundos Europeus de Investimento.

O grupo manifestou interesse em visitar Vila do Conde já que se trata, segundo palavras do responsável da Rede, de um exemplo a seguir na forma como conseguiu manter o equilíbrio entre a herança histórica, a preservação do património e uma cidade moderna, na qual se desenvolvem diversas atividades, nomeadamente ligadas ao turismo e a setores fomentadores de crescimento.

O responsável da Rede IQNET, John Blachter, referiu ainda que “é incrível como Vila do Conde, recorrendo a fundos europeus, conseguiu salvaguardar uma parte tão significativa da sua história, ao contrário de muitas outras cidades europeias, particularmente nos anos 60 e 70, onde edifícios antigos foram destruídos por terem sido considerados de pouco interesse”.

Assim, e mais uma vez, Vila do Conde é reconhecida como um exemplo a seguir.