Exposição de Mastros e Regata Monte/Praça em destaque no São João

2015/05/29

As festas de São João começam já na próxima sexta-feira, dia 5, às 9h, com uma salva de morteiros e o grupo de Zés Pereira “Os Vilacondenses”, a percorrer vários arruamentos da cidade de Vila do Conde. À noite, a partir das 21h30, o Cais de Alfândega será o cenário para uma monumental Noite de Serenatas.

Na apresentação do programa das festas em honra do nosso Padroeiro, a Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelo Vereador Dr. José Aurélio Baptista destacou os concerto de David Fonseca e Quinta do Bill, nos dias 6 e 22 respetivamente, na Praça D. João II, o Desfile de Vestidos em Rendas de Bilros, com apresentação de Sónia Araújo, no dia 16, na Praça Vasco da Gama, as Noites de Fado de Coimbra, no Cais da Alfândega e de Marisa Pinheiro e Ricardo Ribeiro, na Praça Vasco da Gama, nos dias 18 e 21.

O Encontro tradicional de concertinas e cantares ao desafio terá lugar na Praça D. João II no dia 14 e a 19 o Teatro Municipal será palco de um concerto pelo Conservatório de Música de Vila do Conde. Ainda neste dia abrem ao público a Expomarca e a Feira à Moda Antiga nos Jardins da Avenida Júlio Graça.
No dia 20, sábado, a partir das 15h, o Cortejo Folclórico e Etnográfico dos Ranchos e Grupos Concelhios culminará com as atuações dos mesmos em três locais da cidade: Cais da Alfândega e das Lavandeiras e Praça da República. À noite, na Praça Vasco da Gama irá realizar-se um Desfile Nacional do Trajo Popular Português.

Na grande noite de S. João, as Marchas Luminosas dos Ranchos das Rendilheiras da Praça e do Monte saem às 23h30 e atuam na Praça São João e Monte do Mosteiro, respetivamente. À 1h30 terá lugar o Espetáculo de Fogo-de-Artifício no estuário do Rio Ave e a partir das 2h terão inicio as atuações de Quim Barreiros, Rui Nova e Latin Cuba em diferentes pontos da cidade.

No dia de S. João, feriado municipal, destaca-se a Procissão que sairá da Igreja Matriz às 17h, após a Eucaristia Solene em honra do Padroeiro. As festas terminarão com a tradicional “Ida à Praia” dos Ranchos da Praça e do Monte e uma Sessão de Fogo Preso na Praça D. João II, às 24h.

Paralelamente a tudo isto, haverá uma série de outras iniciativas, como as cascatas espalhadas pela cidade, a tradicional Feira de S. João com cravos e manjericos, exposições e outros acontecimentos tradicionais.

Programa de São João