Redes Sociais analisam as novas dinâmicas sociais

2015/05/19
As Redes Sociais dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim promoveram as VII Jornadas Sociais Intermunicipais subordinadas ao tema “Fragilidades e Novas Dinâmicas Sociais”, no Cine Teatro Garret da cidade poveira.

Estas jornadas promoveram a reflexão e o debate em torno da temática da violência nas relações familiares e respetivas fragilidades e, por outro, abordaram a importância da definição de estratégias do envelhecimento ativo e afirmação do idoso na sociedade.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, que esteve presente na abertura dos trabalhos, enalteceu a pertinência da realização deste encontro que “nos leva a refletir sobre realidades com que a sociedade atual se depara e para as quais é preciso ter respostas”.

Da parte da manhã debateu-se a “Violência e Fragilidades nas Relações Familiares – As crianças e a violência doméstica”, a “Violência no Namoro” e a “Violência Doméstica no Adulto – novas e velhas dinâmicas”. Estas temáticas foram abordadas por Sara Almeida, Psicóloga no Hospital Pediátrico Integrado do Centro Hospitalar de S. João, Manuel Albano, Delegado Regional da CIG, Maria José Magalhães, Presidente da UMAR, e Ilda Afonso, Diretora Técnica do Centro de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência da UMAR.

O painel da tarde abordou as “Fragilidades versus Potencialidades na Idade Maior – (Re) Afirmação do Idoso na Sociedade”, com as intervenções de Ricardo Pocinho da Escola de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Constança Paúl do instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e Alexandra Lopes do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. O debate da tarde contou com o testemunho do Eng. Arlindo Maia, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

O Grupo Coral do Clube Sénior de Vila do Conde também participou nestas Jornadas Sociais, enriquecendo um dos momentos culturais deste evento que completou a sua 7ª edição.