Visita às freguesias de Malta e Canidelo

2015/05/13
A União de Freguesias de Malta e Canidelo recebeu hoje a visita da Presidente de Câmara no âmbito da iniciativa “Vila do Conde, freguesia a freguesia”. Acompanhada pelo Vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Concelhio Dr. José Aurélio Baptista, a Dr.ª Elisa Ferraz reuniu-se com os vários movimentos das freguesias, verificando a realidade local e as necessidades das populações.

A primeira reunião de trabalho decorreu em Malta com o Presidente da União de Freguesias, Eng. Delfim Costa, o Secretário Nelson Lopes e o Tesoureiro Arnaldo Carmo Reis, que deram a conhecer a atividade e as necessidades mais urgentes, tais como o arranjo e pavimentação da estrada que liga o Souto da Sapateira, em Canidelo, até ao limite de Malta e a ligação do saneamento na zona da Poça de Cornes, em Malta.

No encontro com o Padre António Teixeira, Pároco de Malta, a Dr.ª Elisa Ferraz teve a oportunidade de visitar a Igreja Paroquial e a Capela de Santa Apolónia que foi alvo de uma intervenção no exterior. No entanto, o Padre António Teixeira referiu a necessidade de serem efetuadas algumas obras de recuperação no interior de ambos os locais de culto.

Seguiram-se reuniões com os responsáveis pela Escola de Música Santa Cristina que trabalha com cerca de 22 alunos, Centro da Juventude de Malta que no momento desenvolve a modalidade de futsal e o Futebol Clube de Malta que aproveitou para dar a conhecer as suas instalações.

Na SANCRIS, Associação de Solidariedade Social, foi revelado o projeto de ampliação do edifício para albergar a valência de Centro de Dia, já que atualmente, devido a algumas limitações físicas, a instituição dinamiza apenas um Centro de Convívio e presta um valioso apoio domiciliário aos seus utentes.

Em Canidelo, a Presidente de Câmara e o Vereador foram recebidos na Igreja Paroquial pelo Pe. António Pinto que, orgulhosamente, mostrou este magnífico local de culto, tão acarinhado pelas gentes da sua mais recente Paróquia.

De seguida foi tempo de visitar a sede do Centro Popular de Trabalhadores de S. Pedro e as obras de alargamento que ali estão a ser efetuadas, nomeadamente a construção de um Salão de Festas que estará concluído até ao final do ano. Ainda em Canidelo, o Sporting Clube, através do seu Presidente, apresentou as atividades desenvolvidas e os projetos previstos para o futuro.

No final de mais uma jornada de trabalho pelas freguesias, a Dr.ª Elisa Ferraz agradeceu a forma simpática como foi recebida, referindo o quanto é importante o contacto direto na resolução dos problemas e necessidades das populações.