Presidente visitou freguesias de Gião e Modivas

2015/04/16
Com o objetivo de acompanhar, "in loco" a realidade local, e no âmbito da iniciativa  "Vila do Conde, freguesia a freguesia", a Presidente da Câmara esteve na manhã de ontem na freguesia de Gião, acompanhada pelo Vereador com o Pelouro do Desenvolvimento Concelhio, Dr. José Aurélio Baptista.

A primeira reunião de trabalho decorreu com os dirigentes do Centro Desportivo Cultural e Recreativo de Gião que deram a conhecer o vasto plano de atividades que desenvolvem a nível cultural, social e desportivo, com elevada participação da população e os excelentes resultados nas competições em que participam. Neste encontro foi solicitada à Câmara Municipal apoio para a remodelação da sala de espetáculos, para que se transforme num espaço de referência concelhio, oferecendo meios técnicos de qualidade e de conforto.

Seguiu-se a reunião com o Presidente da Junta de Gião, Adelino Sousa Lima, o Secretário, Henrique Faria, a Tesoureira, Fernanda Ribeiro, e o Presidente da Assembleia de Freguesia, Pedro Coelho. Foi feita uma análise do trabalho que tem sido desenvolvido em prol da comunidade e dadas a conhecer algumas pretensões que gostariam de ver concretizadas no cemitério novo (conclusão da vedação, arranjo da zona envolvente da capela e a pavimentação dos arruamentos) e no campo de futebol (reparações dos pisos e balneários, entre outras); bem como o alargamento do Caminho da Missa.

A jornada de trabalho prosseguiu com o Padre António Teixeira, na Igreja Paroquial, que deu a conhecer as obras de requalificação total do templo, tudo indica que terão início no final de julho.

Já em Modivas a Presidente da Câmara reuniu com a Presidente da Junta, Cristina Silva, o Secretário, Arnaldo Fonseca, e o Tesoureiro, Fernando Couto, acompanhada pela equipa municipal. A presidente da Junta aproveitou o momento para dar a conhecer algumas ações que são importantes concretizar em prol do bem-estar da população, como é o caso, da limpeza e desassoreamento da Ribeira da Lage, que é da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente; a construção de passeios, repavimentação e colocação de ramal de águas pluviais na Rua da Fonte; conclusão da pavimentação da Rua da Longa; requalificação do r/c da antiga escola para criação de um Centro de atividades sénior, remodelação das lojas sociais para atividades de interesse dos modivenses e demolição dos depósitos de água, já desativados, na Arroteia e na Rua Lage de Baixo.

Seguiu-se a reunião com o Padre António Teixeira, que, com gosto, mostrou a bela Igreja Paroquial exemplarmente conservada.

A jornada prosseguiu com reuniões com a Conferência Vicentina, o Centro Cultural Escola de Música de Modivas, o Clube de Caça e Pesca de Modivas, a Associação de Socorros Mútuos de Modivas, a Associação Cultural e Recreativa de Modivas, a Associação de Pais e com o clube Rompe Trilhos. Todos os responsáveis do movimento associativo local fizeram questão de agradecer à Presidente a disponibilidade para com eles conversar e conhecer o trabalho que cada um desenvolve no local onde, diariamente, e em regime de voluntariado, se esforçam em prol de uma comunidade mais ativa e interventiva.

A Dr.ª Elisa Ferraz, no final das visitas, sublinhou “a satisfação que este dia lhe trouxe pelo contacto direto com as populações e também por, nas duas freguesias, ter encontrado grupos de jovens, que com grande querer e responsabilidade, conseguem fazer um trabalho extraordinário, quer na vertente mais lúdica, cultural ou desportiva, obtendo grande adesão da população”.