Caminhada Entre Castros

2015/04/10
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado em Vila do Conde, a 19 de abril, com a iniciativa “Caminhada Entre Castros”, que liga os Castros de Alvarelhos e de S. Paio, com visitas guiadas às duas estações arqueológicas. Trata-se de uma iniciativa conjunta entre os Município de Vila do Conde e da Trofa que já teve uma parceria semelhante no ano anterior.

A caminhada começa às 9h00 no Castro de Alvarelhos (Alvarelhos - Trofa) e termina durante a tarde no Castro de S. Paio (Labruge – Vila do Conde). No final os participantes terão à disposição um autocarro para regressar a Alvarelhos.

Os interessados em participar têm de se inscrever até 18 de abril, através do email arqueologia@cm-viladoconde.pt, ou do telefone 252 617 506, no Centro de Memória.

Instituído em 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios festeja-se, preferencialmente, a 18 de abril de cada ano. Esta iniciativa tem vindo a ser promovida anualmente como forma de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para a sua proteção, conservação, chamando a atenção para a sua vulnerabilidade.

Este ano, o Dia internacional dos Monumentos e Sítios é dedicado ao tema Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar.

O Castro de Alvarelhos é Monumento Nacional, desde 16 de Junho de 1910. Localiza-se na freguesia de Alvarelhos, na Serra de St.ª Eufémia.

A sua dimensão coloca esta estação arqueológica entre as maiores do Noroeste Peninsular. Teve várias épocas de ocupação, desde os finais da Idade do Bronze à Idade Média e delas guarda vestígios materiais e arquitetónicos.

O Castro de S. Paio é um pequeno povoado da Idade do Ferro não Romanizado que detém ainda a particularidade de ser o único, em território nacional, que possui o mar com fronteirada sua área urbana. No seu entorno existem ainda vestígios mais antigos que recuam à pré-história e outros que nos levam até à Alta Idade Média. Mas um dos seus maiores encantos é a paisagem deslumbrante que o rodeia e que faz parte da Reserva Ornitológica de Mindelo.