Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Implementação de medidas de eficiência energética

20150408145023385772 1 736 420
2015/04/08
Atenta à problemática da eficiência energética e com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e os custos associados aos consumos de energia elétrica, a Câmara Municipal tem investido em ações concertadas entre a redução da fatura energética e a qualidade de serviço prestada aos Munícipes.
 
Atenta à problemática da eficiência energética e com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e os custos associados aos consumos de energia elétrica, a Câmara Municipal tem investido em ações concertadas entre a redução da fatura energética e a qualidade de serviço prestada aos Munícipes.

O controlo dos consumos energéticos dos edifícios municipais, a beneficiação dos aparelhos de iluminação pública e a análise e otimização das opções tarifárias são algumas dessas medidas.

Na iluminação pública, em parceria com a EDP, a concessionária da rede elétrica tem procedido à substituição de luminárias existentes por outras mais eficientes e à instalação de relógios astronómicos nos postos de transformação, permitindo um controlo rigoroso do comando de ativação/desativação da iluminação pública. 

Apesar de todas as ações desenvolvidas, a extinção das tarifas de iluminação pública, e o aumento sucessivo do valor a pagar, agora a preços de mercado livre, bem como o aumento da taxa do IVA, de 6% para 23%, têm absorvido a poupança obtida, continuando o custo com energia elétrica a representar um valor muito significativo no orçamento do Município, uma vez que o ganho obtido com as medidas implementadas tem sido absorvido pelo aumento significativo da carga fiscal imposta pelo Estado.

Neste contexto, a aprovação das candidaturas ao QREN, submetidas ao POVT- Programa Operacional Temático Valorização do Território: “Eficiência Energética na Iluminação Pública” e ao PPEC 2013/2014 – “Iluminação Eficiente para Edifícios Públicos” constitui mais uma excelente oportunidade, que o Município pretende aproveitar para reverter a situação do sucessivo aumento do valor da fatura energética, reduzindo encargos e contribuindo para os objetivos de redução das emissões de CO2.

Um trabalho árduo e permanente desenvolvido pelos Serviços Municipais e que durante 2015 permitirá a implementação de mais medidas no âmbito da Eficiência Energética:
- Substituição das fontes luminosas por tecnologia LED, em todos os sistemas de controlo de tráfego e de peões existentes no concelho;
- Substituição de mais de duas mil e cem lâmpadas por tecnologia LED, em edifícios públicos;
- Substituição de aproximadamente meio milhar de luminárias existentes por tecnologia LED, na rede de iluminação pública.

A implementação destas medidas conduzirá a uma redução dos consumos energéticos, entre os 30% e 80%, nas instalações intervencionadas, o que representará uma poupança efetiva na fatura energética, na ordem dos 100mil euros por ano. 

É objetivo e determinação da Câmara Municipal continuar a desenvolver todos os esforços para, em linha com a estratégia global, tornar as suas instalações ainda mais eficientes.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia