Presidente da Câmara em visita às freguesias

2015/04/01
No âmbito da iniciativa “Vila do Conde, freguesia a freguesia”, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, esteve ontem em Macieira, Vairão e Fornelo.

Em Macieira, reuniu-se com o Presidente da Junta e Assembleia de Freguesia, Prof. Fernando Oliveira e José Maia, respetivamente, a Secretária Dr.ª Paula Rei, o Tesoureiro Remísio Rodrigues e ainda os membros da Assembleia, Ilda Oliveira e José Carlos Pereira. Para além da análise ao trabalho desenvolvido, foi abordada a necessidade de alargamento do edifício da Junta de Freguesia com vista à construção de um Salão e de uma Casa Mortuária. Foi também analisado o projeto, que ainda está em estudo, de instalação de um posto de abastecimento de combustíveis no Largo de Vilarinho.

A Dr.ª Elisa Ferraz visitou a Capela de Vilarinho, onde foi recebida pelo Padre Celestiano Ruas e pela Conferência Vicentina do Divino Salvador. O Pároco da freguesia alertou para a necessidade de obras de manutenção neste local de culto.

Posteriormente, reuniu-se com os responsáveis do movimento associativo de Macieira: Centro Cultural e Desportivo, C.A.R.O. Associação Escola de Futebol, Sociedade Columbófila, Grupo Folclórico e o Macieira Andebol Clube. Nestas coletividades teve oportunidade de visitar as sedes e também conhecer o trabalho desenvolvido e as atividades previstas.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde recebeu a Presidente de Câmara no Centro Social da freguesia. Este equipamento acolhe cerca de 190 crianças distribuídas pelas valências de creche, jardim de Infância e ATL, sendo ainda prestado apoio domiciliário a idosos.

Na União de Freguesias Fornelo e Vairão, a Dr.ª Elisa Ferraz reuniu-se o Presidente José Deus Santos, o Secretário Carlos Magalhães e o Tesoureiro Serafim Fernandes. O Executivo das freguesias apresentou as obras previstas, tais como o arranjo urbanístico e pavimentação do Largo da Cabine, da Travessa da Agrária e da Rua Dr. Reis Sá em Vairão. Ainda nesta freguesia está previsto o alargamento da Rua da Agrária. Em Fornelo, foi referida a necessidade do alargamento dos passeios na Rua de S. Martinho, a construção do muro de suporte e alargamento nas Ruas da Fonte de Baixo e do Cruzeiro. Os autarcas manifestaram ainda à Presidente de Câmara a importância da pavimentação de uma estrada que liga Vairão a Fornelo e que serve atualmente os agricultores (Rua da Lama – Rua da Cancela).

Seguiram-se os encontros com as diversas coletividades de Vairão tais como a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva, o Rancho Folclórico, o Corpo Nacional de Escutas, que tem a sua sede no antigo Jardim de Infância da freguesia, e a recente criada Associação de Peregrinos Vila Valeriani.

A Dr.ª Elisa Ferraz visitou, acompanhada pelo Padre António Pinto, pela Comissão Fabriqueira e pela Conferência Vicentina de S. Bento, a Igreja do Mosteiro de Vairão onde apreciou o valioso espólio e verificou a necessidade de obras no telhado, assim como a construção de uma rampa de acesso à mesma.

Ainda em Vairão, a Presidente deslocou-se ao Albergue de Peregrinos do Caminho de Santiago. Este equipamento, a funcionar no Mosteiro, recebeu, em quase dois anos, cerca de 2000 peregrinos oriundos de vários países do mundo. Os responsáveis preveem que, em 25 de julho, data de aniversário, as obras de alargamento do Albergue estejam concluídas e passem a ter disponíveis cerca de 100 camas, o dobro do que existe atualmente.

Seguiu-se, em Fornelo, a visita à Igreja e Salão Paroquial, ficando a conhecer pelo Padre António Pinto e pela Comissão Fabriqueira as várias intervenções realizadas, entre elas na fachada principal da Igreja que contou com o apoio da autarquia, e a necessidade de substituição da cobertura do Salão. Aqui a Presidente conversou ainda com responsáveis pela Conferência Vicentina de S. Martinho, referindo que a Câmara Municipal dispõe de um Fundo de Emergência Social para famílias carenciadas e que as Vicentinas deverão dar o alerta aos Serviços Sociais em caso de situações especiais.

Os Caminhantes de Fornelo, uma coletividade que acolhe cerca de 28 jovens, receberam a Dr.ª Elisa Ferraz na sede da associação e revelaram que estão a trabalhar numa nova peça de teatro que irá estrear no mês de setembro.

Por último, a Presidente da Câmara visitou o Museu de Fornelo onde podem ser apreciados vários instrumentos agrícolas utilizados antigamente por agricultores da freguesia e também o antigo mobiliário da Escola Primária.

No final do dia, a Dr.ª Elisa Ferraz sublinhou o quanto estas visitas às freguesias são importantes, uma vez que é no terreno e no contacto direto que se verifica quais as reais necessidades das populações, enaltecendo ainda o trabalho desenvolvido pelas Juntas e Uniões de Freguesias, assim como pelas Paróquias e movimento associativo.