Torques em exposição nos Paços do Concelho

2015/04/01
Para “Peça do mês” de abril foi selecionado um objeto de Arqueologia, designado de torques, que poderá ser apreciado no átrio dos Paços do Concelho. A peça faz parte de um conjunto de cinco, de prata, constituindo um dos maiores e mais importantes conjuntos de joalharia pré-romana do Noroeste Peninsular.

Os torques são colares rígidos, feitos de ouro ou prata que foram produzidos por populações pré-romanas nas regiões da Europa Central e Atlântica. A sua cronologia está balizada entre os séculos VIII e I a.C..

Estas peças foram encontradas em circunstâncias que desconhecemos, durante as campanhas de escavação efetuadas por Fernando Russel Cortez na Cividade de Bagunte, entre 1944 e 1946.

O conjunto pode ser visto na exposição permanente “Vila do Conde: Tempo e Território”, do Núcleo Central do Museu de Vila do Conde, que está patente no Centro de Memória.