Valter Hugo Mãe abre 2º trimestre

201503300949298553992 1 736 420
2015/03/30
A programação do Teatro Municipal, referente aos meses de abril, maio e junho, integra mais um excelente e diversificado pacote de ofertas multifacetadas, nelas se incluindo espetáculos de Sónia Araújo, UHF e Rita Guerra.

Em 2 de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil, o escritor Valter Hugo Mãe, recentemente distinguido pela revista Lux, apresenta o seu livro “O paraíso são os outros”, numa sessão com entrada livre e na qual se faz acompanhar nas leituras pela apresentadora Sónia Araújo.

Abril é um mês particularmente dedicado à dança e, por isso mesmo, serão apresentados vários espetáculos, distinguindo-se os da Mostra de Dança da Escola de Dança do Centro Municipal de Juventude e a estreia absoluta de “Words”, coreografado e dirigido por Isabel Agonia.

Também neste mês, e no âmbito da programação municipal do 41º aniversário do “25 de Abril”, o Teatro Municipal vai receber a Associação José Afonso (núcleo norte) que, com entrada livre, trará um alinhamento recheado de música, imagens e poesia, a que deu o título “O canto de intervenção em Portugal e no mundo”.

O início do mês de maio (dia 3) traz-nos o espetáculo de Sónia Araújo “As Dicas da Sónia”, a que se segue (dia 09) um concerto dos UHF (“Vernáculo & outras confissões”) e o lançamento nacional do novo trabalho discográfico do fadista Francisco Moreira “Kiko” (dia 16), que é produzido por Hélder Moutinho e confirma o percurso claramente ascensional deste jovem talento, que se tem apresentado em vários locais de referência, nomeadamente no festival Caixa Alfama, no Centro Cultural de Belém e na Casa da Música.

Em junho, deve referir-se a festa de encerramento da 10ª edição do “Animar” (dia 14), a representação teatral de “Transumância” pelo Teatro Ensaio (dia 17), um concerto do Conservatório de Música de Vila do Conde (19 de junho) e a programação do 2º semestre encerra com um espetáculo de Rita Guerra, que volta a Vila do Conde em 27 de junho, quando se celebra o 6º aniversário do Teatro Municipal.

Também haverá muitos momentos de cinema, nomeadamente os organizados pelo Cineclube de Vila do Conde e pela Cooperativa Curtas Metragens, registando-se, neste último caso, a inclusão de alguns apetecidos filmes-concerto.

Entretanto, prosseguirão, nos meses de abril, maio e junho, os “Encontros Nova Música em Vila do Conde” que, com direção artística do compositor Eduardo Patriarca, trazem mais três concertos alternativos: Jorge Lima, percussão e eletrónica (26 de abril), Ensemble DME/Joana Guerra, violino e eletrónica (17 de maio) e Marina Pacheco & Olga Amaro, “Canções de Lemúria”, soprano e piano (21 de junho).

As tunas académicas marcarão uma forte presença no trimestre, realizando-se três espetáculos: XX Alcatraz-Festival de Tunas dos “Gatunos” (11 de abril), XV Festival de Tunas Femininas Afrodituna (03 de junho) e Vintage’15-Festival de Tunas (06 de junho).

Vão igualmente prosseguir as exposições nos vários espaços existentes, nomeadamente as permanentes de Lafontana Formas Animadas e fotográfica de J. Pedro Martins, acrescentando-se agora uma pequena mostra integrada no “Animar-10” e uma exposição do caricaturista Ricardo Campus (“Fado Desenhado”).

Por último, e durante o 2º trimestre do ano corrente, passarão pelo Teatro Municipal alguns eventos de significado relevante, como a Gala Verde e Branca (76º aniversário do Rio Ave Futebol Clube), espetáculo “Um Outro Olhar” (CMVC e DAP-Deficiência, Abordagem Plurinstitucional) e a XXV Convenção Nacional dos Narcóticos Anónimos.

Fotografias de J. Pedro Martins